Amanhã, 07 de setembro, é a data da independência política (formal) do Brasil e acontecerá em todo o país a realização do 19o Grito dos Excluídos. Eu irei pela manhã participar dessa manifestação dos movimentos populares que nesse ano tem como tema: "Juventude que ousa lutar constrói o projeto popular". Quando esse tema foi escolhido, nem se pensava que viveríamos as grandes manifestações de massa que tivemos no Brasil, de norte a sul, a partir do mês de junho.
Por outro lado, no nível de todo o mundo, o papa Francisco convocou os cristãos das várias Igrejas para amanhã se reunirem em oração e em um dia de jejum pela paz do mundo e para dizer Não à guerra. Diante do perigo iminente da invasão do governo dos Estados Unidos à Siria, o papa teve coragem de pronunciar-se contra e mostrar que temos todos nós de dizer um Não a essa barbaridade cometida pelo presidente Obama e seus aliados.
Tenho recebido por internet orações e súplicas pela paz e quero me unir a todos esses irmãos e irmãs que lutam pacificamente pela justiça e pela paz.