Estou voltando agora da missa na Igreja das Fronteiras, por ocasião dos 105 anos de nascimento de Dom Helder Camara. Uma alegria imensa encontrar tantos amigos e amigas e nos sentir ligados a uma família que Dom Helder soube unir. Tanta gente maravilhosa e que de alguma forma continua a viver a sua profecia. Além disso, o reencontro (depois de vários anos) com Eduardo Hoonaert, meu mestre no curso de Teologia e amigo de tantos anos, amigo meu, nosso e do Dom com quem colaborou por bem uns vinte anos. Eduardo falou uma palavra clara, profunda e ligando Dom Helder a todas as grandes causas da humanidade.
A missa.... (depois eu comento, é melhor. Não quero cometer erros e preciso primeiramente orar e guardar silêncio para ouvir a Deus e tentar descobrir o que ele quer).
Mas, quero sim propor que a partir dessa data, a gente pudesse aprofundar o tema "Dom Helder e os 50 anos do Concílio" e eu vou tentar escrever sobre isso.
Como sinal de comunhão com ele, quero retomar aqui a oração composta por ele e que está em um folder imenso colocado na sacristia da Igreja das Fronteiras:
Concede-me, Senhor, uma inteligência que te conheça, uma angústia que te procure, uma sabedoria que te encontre, uma vida que te agrade, uma perseverança que te espera em confiança e uma confiança que, enfim, te possua" (Helder Camara).