Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sexta feira, 10 de janeiro 2014

O 13° encontro intereclesial das comunidades eclesiais de base têm hoje o seu último dia inteiro e de reflexão. Mais de quatro mil pessoas e muita animação. Noto uma presença grande de juventude, maior do que em outros encontros anteriores. E talvez por influência do papa Francisco, as CEBs retomam sim sua vocação profética de inserção no mundo e de grito contra as injustiças. Escutamos aqui depoimentos emocionantes. Um jovem da região de Marabá, PA, falou do extermínio diário de jovens pobres e negros, (feito pela polícia). Alguém falou do extermínio dos índios. Ainda ontem, foram assassinados dois índios no Maranhão. E a situação em Humaitá está se agravando cada vez mais. E a análise de conjuntura mostrou que só um governo dito de esquerda conseguiria no Brasil realizar uma política tão de direita e com tão poucos protestos e denúncias claros e dirigidos com objetivo direto. 

Uma boa coisa desse encontro é a integração da América Latina. Um bom número de participantes de outros países do continente e do Caribe. Também penso nos/nas evangélicos/as aqui presentes, totalmente inseridos em um encontro muito baseado na religião popular. Tomara que isso nos leve a mais diálogo entre nós cristãos e mais profecia no mundo e no Brasil. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações