Em meu segundo dia na Itália já estou na terceira cidade. Comecei por Údine, no norte, perto da Áustria, ontem passei o dia em Verona e hoje acabei de chegar em Quarrata, perto de Florença na Toscana. A um grupo de 50 pessoas, apresentei o meu novo livro que saiu aqui em italiano antes da edição brasileira que a Paulus promete para esses dias.
Sempre tenho dificuldade de reler ou mesmo ver livro meu. Acho que não saiu como deveria e que falhei nisso ou naquilo. De todo modo, devo ser humilde e aceitar que é o que eu pude fazer. "Evangelho e Instituição"é uma reflexão bíblica e espiritual, mais do que apenas teológica que fiz em diálogo com a teologia do meu mestre, o padre Comblin. Antes de morrer, ele leu a maior parte do texto e gostou. Isso me deu força e ânimo para publicar. Também o pontificado do papa Francisco pede que o apoiemos em seu projeto de reforma da Igreja e a partir das bases. Penso que esse livro poderá ajudar nisso.
Hoje, terei um encontro com um grupo de leigos que vivem em comum (na Casa da Solidariedade) e nesse encontro estará presente o padre Luigi Ciotti, condenado à morte pela máfia e que percorre a Itália denunciando os crimes e exigindo justiça. É sempre escoltado por quatro soldados porque a qualquer momento podem matá-lo. Mas, ele continua firme e alegre. Hoje rezaremos e jantaremos juntos.