Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, sexta feira, 20 de abril, 2012

Juventude

Estou lendo ou relendo as circulares pósconciliares de Dom Hélder Câmara (cartas circulares que ele escreveu em suas vigílias de oração, escritas ao grupo de seus/suas auxiliares do final de 1965 a 1966. Apesar de falar de problemas do tempo e com linguagem da época, ele consegue ainda nos dizer coisas importantes hoje em dia. Adoro o seu estilo leve e claro, sua abertura para todo tipo de problema humano e seu otimismo com relação à vida. Hoje lia uma carta na qual ele comenta um livro que estava lendo do Aguinaldo Silva, autor hoje conhecido porque é autor de novelas da Globo. O livro é uma visão de Cristo e do cristianismo com uma forte crítica à moral sexual da Igreja. E como o autor parece querer chocar, insiste muito em imagens e narrativas de caráter erótico. Dom comenta isso aceitando e reconhecendo que a Igreja deve rever sua forma de ver a ética sexual. 

Hoje, à noite, começará no Recife um encontro do MTC (Movimento de Trabalhadores Cristãos) com jovens filhos de trabalhadores da classe operária para inseri-los no movimento. E eu devo assessorar. O encontro, organizado em três partes (ver, julgar e agir), terá como núcleo mais importante a questão das motivações da juventude para a militância. Como ajudar o jovem a engajar-se em algo assim? Pensei em partir de uma pergunta: O que motiva você a continuar na luta da vida e a ter alegria no presente e apesar de todas as dificuldades, alguma esperança no futuro? Quero ouvi-los sobre isso e depois de escutá-lo tentarei organizar a reflexão em torno de três temas que me parecem necessários para que a juventude possa ter uma linha de vida mais clara: Conviccões claras, sensibilidade e sentimento amoroso e finalmente uma opção de vida. Vamos ver como será esse encontro.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações