Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, terça feira, 06 de novembro 2012

Hoje na Agenda Latino-americana está escrito "dia internacional da ONU para a prevenção da exploração do ambiente". É bom que haja um dia para a prevenção já que a exploração da terra, da água e dos bens naturais aumenta a cada dia. Parece que na internet começa uma grande mobilização popular contra a construção da hidroelétrica de Belo Monte, mas o governo me parece insensível a isso e absolutamente desinteressado no diálogo com o povo e a sociedade civil. Estou apoiando o caso da juíza Dra Fabíola Moura que denunciou 19 policiais de Pernambuco como membros de um esquadrão da morte que atua no sertão do estado. O resultado é que ela está perseguida, caluniada pelo próprio ministério público e como mexeu em interesses de políticos importantes do sertão de Pernambuco e ligados ao próprio governo do Estado, ela está sem proteção e aconselhada a abandonar o processo, coisa que ela não faz por opção de servir às pessoas mais desprotegidas. Temos de nos solidarizar com ela e conseguir que a opinião pública saiba do que está acontecendo. 

Talvez alguém me pergunte o que isso tem a ver com a prevenção e proteção ecológica. Tem sim, porque ecologia não é só ambiental. É também social e a justiça tem de ser sempre eco-social. Hoje pela manhã participei do encontro da comissão arquidiocesana de ecumenismo em preparação ao lançamento do Fórum pernambucano de diálogos entre as religiões, fórum que será lançado na próxima segunda feira. Éramos ali apenas cinco pessoas e sonhando com uma mudança no mundo e nas Igrejas. 


Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações