Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Conversa, terça feira, 08 de julho 2014

Nessa noite em que escrevo essas linhas, a maioria dos brasileiros/as está em estado de choque ao ver a vergonhosa derrota da seleção brasileira no jogo contra a Alemanha. Mesmo quem pensava que o Brasil teria dificuldades de chegar na final, não imaginava uma derrota assim, um verdadeiro tsunami futebolístico. Agora, os analistas ficam procurando culpados. Pelo pouco que li, a maioria culpa o técnico Filipão que teria escalado os jogadores errados. Não entendo de futebol suficientemente para discutir isso e nem conheço os jogadores que seriam melhores ou piores. Olhando de fora, o que percebo é que esses meninos estão quase todos em times da Europa e vieram de volta para jogar em um time que nunca se formou como time e nem sabe atuar coletivamente e menos ainda em uma mística de representar o país. Como todo brasileiro, quando começa o jogo me sinto um torcedor como outro qualquer, mas meu raciocínio me diz que teríamos de reconverter o espírito do futebol, libertando-o da indústria que o aprisiona e o transforma em mais uma mercadoria de luxo para devolvê-lo ao povo como esporte das multidões. Não sei se nesse sistema capitalista, isso é possível. 

Hoje faleceu em São Paulo o Dr Plínio de Arruda Sampaio. Grande amigo e figura de político e educador admirável. Aos 80 anos, concorreu em 2010 para a presidência da República apenas para ter oportunidade de propor ao povo uma formação política através da TV. Deus o receba no céu e nos ajude a manter a sua luta digna e profética por um país mais justo e mais igualitário. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações