Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Conversa, terçafeira, 18 de dezembro 2012

Hoje, meu dia foi tomado pelo encontro de confraternização de Natal dos padres da arquidiocese do Recife. É o terceiro ano do qual eu participo. Faço isso para me inserir na realidade local. E me sinto bem acolhido, apesar do grupo ser bem diversificado e claramente há um bom grupo que não concorda com a linha de pensamento e de ação pastoral que eu represento e defendo. 

Tivemos uma mensagem de Natal do arcebispo que tinha como título "Para encontrar a Deus, é preciso encontrar o ser humano". E ele concluiu essa mensagem insistindo na solidariedade aos atingidos pela seca do sertão do Nordeste. 

A conferência ou reflexão sobre o Natal, nesse ano, foi feita pelo padre Cláudio Sartori, teólogo de João Pessoa. Ele insistiu que o Natal, mais do que a celebração do nascimento de Jesus é ocasião da gente se renovar interiormente. 

Depois, foi mais a dimensão de confraternização e festa. O almoço foi gostoso. Muita gente aproveitou a piscina e alguns até cantaram músicas populares brasileiras. Muito bom. 

No começo do encontro, Dom Fernando, o arcebispo apresentou a todos o novo abade eleito do mosteiro de Olinda, Dom João Evangelista. Ele foi muito simpático e tivemos um bom encontro. 

Agora à noite, medito a antífona O do dia de hoje da novena de Natal: "Ó Senhor, ó Adonai, de Israel, teu povo, és o guia, numa fogueira a Moisés te revelaste, no Sinai a teus servos entregaste, uma lei cheia de amor e sabedoria, vem trazer ao teu povo alforria, libertar com teu braço os que amaste. 

Vem, ó filho de Maria, do teu povo és o guia, quanta sede, quanta espera, quando chega, quando chega aquele dia?"... (versão do Reginaldo Veloso). 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações