Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Luiz Alberto está no céu

Queridos irmãos e irmãs, 

Acabo de receber a notícia da partida do nosso querido irmao e amigo Luiz Alberto Gomez de Souza. Nos últimos dias, em uma chácara em Juiz de Fora ele resistia a um câncer linfático. 

Para mim neste momento é difícil dizer alguma coisa, a não ser que, apesar do fato de que sabia que este momento seria inevitável, levo sempre um grande choque. Preciso passar dessa sensação talvez ainda meio egoísta da profunda e triste sensação de perda, grande perda pessoal e quero passar interiormente à ação de graças pela vida de Luiz Alberto, pela sua missão tão fecunda, pelo privilégio de, desde 1979, ter podido conviver com ele e com Lúcia tendo-os como verdadeiros irmãos e amigos do peito. Os dois eram realmente como minha família e eu me hospedava com eles como na minha própria casa. 

Neste momento, me sinto como quem perdeu mais do que um irmão de sangue e me sinto até meio órfão, mas sei que Luiz Alberto partiu em paz e, hoje, pode dizer como Paulo a Timóteo: “Combati o bom combate, concluí minha corrida, guardei a fé” (2 Tm 4, 7).

Sei que agora no céu, Luiz Alberto se encontra com Dom Helder Camara de quem ele foi amigo e colaborador no começo dos anos 60 quando trabalharam juntos na Ação Católica e Luiz Alberto assessorou Dom Helder durante o Concílio. No céu ele encontrará tantos outros irmãos e irmas que o esperam ali. No memorial da Páscoa de Jesus, coloco junto a anamnesis (memória viva) da vida, das lutas e dos sofrimentos dele e peço a Deus que nos ilumine para continuarmos a ser para Lúcia e todos os seus a família ampliada que Luiz Alberto formou e na qual generosamente nos colocou. 

Uno-me a Lúcia, a Fernando, a Flávio e a Sílvia e a todos da família nesta comunhão de ação de graças pascal e no compromisso de que contem sempre comigo como irmão e amigo do coração. 

Deus os/as abençoe. O irmão Marcelo Barros

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações