Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Meditação bíblica, domingo da ressurreição, 2012

Ressuscitou!

"Christos anèsti! Alithos anèsti". A partir de hoje e durante os 50 dias do tempo pascal, assim se saúdam os cristãos ortodoxos quando se encontram na rua ou no mercado. Substituem o "bom dia" pela saudação pascal dos primeiros cristãos: O Cristo ressuscitou (Christos anèsti!) e o outro responde: "Alithos anèsti!"( de fato ressuscitou mesmo). É esse o anúncio pascal que vai além de nosso racionalismo. Quem tem vontade de viver plenamente, liberte a vida e com ela voe. Levante-se do plano do chão e descubra que o horizonte é mais adiante e está no alto. Quem quer viver essa alegria, ofereça sua vida como dom aos outros. Você que ama, que sobre ou nada em águas inseguras, deixe-se arrebatar por essa madrugada de amor. É madrugada porque não é ainda o pleno dia da libertação, da justiça e da ressurreição final, mas é o amanhecer desse grande dia, mesmo se como diz o evangelho "o sol ainda não tenha nascido". 

Nos últimos anos, descobri e aprofundei a teologia pluralista da libertação e meu encontro com outras religiões. Também no estudo sobre a história da Igreja nos primeiros séculos, descobri como durante os primeiros séculos da cristandade imperial romana, a Igreja formulou os dogmas sobre Jesus Cristo mais para garantir o poder dela do que para torná-lo amado e seguido. Aliás, os primeiros concílios dogmáticos foram todos convocados não pelos fiéis ou pelos bispos e sim pelos imperadores romanos. Isso me fez mudar muito o modo de ver e de falar de Jesus. Não aceito mais uma cristologia exclusivista ou arrogante ou triunfalista. Nada de Cristo rei ou um único e suficiente salvador que se proclama assim para ignorar ou menosprezar os outros. O Cristo no qual creio é só amor e ponte entre toda a humanidade e assume todas as culturas e religiões como elas são e com sua autonomia. Mas, na minha fé, esse elemento da ressurreição de Jesus é essencial (não de modo mítico e como reanimação do cadáver ou fisicamente), mas como vida nova dada pelo Espirito e manifestada em nós. Continuo procurando e pesquisando, mas a partir dessa fé: Ele ressuscitou realmente, aleluia.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações