Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

​Meditação bíblica, sábado, 26 de janeiro 2013

Voltei da Itália ontem à noite e já estou em Belém para celebrar com meu irmão Marcos e sua esposa Lourdes os seus 30 anos de casamento. O evangelho lido nas comunidades nesse domingo é muito emblemático para a Igreja da caminhada popular na América Latina. Além do prólogo do evangelho de Lucas (1, 1- 4), narra o discurso de Jesus na sinagoga de Nazaré (Lc 4, 16- 21) quando ele diz: "O Espírito de Deus está sobre mim e me unge para anunciar aos pobres a libertação, aos doentes a cura e a todos um ano de graça da parte de Deus". Aqui em Belém, há dois anos, eu passava e fui convidado por um grupo de jovens carismáticos para falar com eles e me deram três minutos para deixar uma mensagem. Eu os cumprimentei por cantarem e se dizerem cheios do Espírito, mas comentei: Jesus quando ficou cheio do Espírito, disse que o Espírito o tinha consagrado para libertar os empobrecidos. E vocês? E nós? 

O movimento carismático cristão deveria ser o mais revolucionário de todos os grupos eclesiais porque deveria juntar essa dimensão pentecostal da fé (carismática) e a dimensão revolucionária social de Jesus. Todo o evangelho nos lembra isso: a dimensão libertadora e alegre da fé. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações