Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

meditação para o Sábado santo

“Era sábado. Maria Madalena e a outra Maria ficaram sentadas, em frente ao sepulcro, contemplando o lugar em que o corpo do Senhor tinha sido colocado” (Lucas 23, 55)

Neste sábado santo, somos convidados nós todos, cristãos, a ficar assim como as duas mulheres, contemplando o túmulo e esperando... Hoje, nem isso muitos irmãos e irmãs que estão perdendo pais, filhos e irmãos, podem fazer, devido às normas de cuidado. Do mesmo modo que, muitos de nós, se perguntam “Onde está Deus, em meio a tudo isso?”, elas também se perguntavam e mais ainda: Como continuar a crer em tudo o que ele tinha prometido?  A cruz não foi somente o fracasso de Jesus, mas do próprio projeto de Deus que ele anunciou que chegaria logo, logo... Ele que disse a Pilatos: eu vim ao mundo para dar testemunho da verdade (do reino) e quem é da verdade (quem adere ao projeto do reino) escuta a minha voz (Jo 18, 33). 

Nas Igrejas orientais, um tropário antigo, que misturava Cântico dos Cânticos e Paulo, cantava: 

“Amado meu, vida da vida, por que ainda dormes? Se sem ti a própria vida é vida morta? 

Desperta para que nós todos possamos receber Vida E essa noite se transformará em dia...”

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações