Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

O fogo vem de baixo

Ontem à noite, apenas tinha chegado do norte da Itália, foi uma alegria encontrar quase cem pessoas no lançamento do livro sobre as Jornadas Teológicas que o grupo "Igreja Nova" realizou no Recife (auditório Dom Helder Camara na Universidade Católica) em homenagem a Dom Helder nos anos 90 e na primeira década desse século. 

O fato de ter tanta gente na sala revela que há muita expectativa e desejo de que o projeto do Dom e agora do papa Francisco de uma Igreja profética possa vir a acontecer realmente. E é claro que se isso tiver lugar em nosso mundo terá de ser a partir dos leigos e das bases. Infelizmente, a maioria do clero está presa a uma visão sacral da fé que legitima uma visão de poder divino do qual os padres e bispos se sentem proprietários ou ao menos gerentes e isso, é claro, não permite profecia evangélica. É importante animar de novo as bases para que vivam a vocação permanente de ser uma Igreja nova... sempre nova e renovadora.

                Seja a profecia de um bispo como Dom Helder, seja de um papa como Francisco (é mais estranho ainda ver um papa ser profeta), tanto um como o outro podem animar a profecia das bases, mas supõe essa profecia - A peça teatral dos militantes de Sao Félix do Araguaia dizia "Segura o tacho que o fogo vem debaixo". Isso significa que é ótimo ter em cima quem segura o tacho, mas é preciso que o fogo, isso é,  a profecia do evangelho, venha mesmo de baixo, das bases. E isso nós precisamos hoje garantir.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações