Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

O nascimento de um projeto novo

                 Por que o Evangelho dá tanta importância ao nascimento de João Batista? Os evangelhos sinóticos (Marcos, Mateus e Lucas) respondem porque a sua vinda é anúncio e preparação para a vinda de Jesus. O quarto evangelho diz: "Houve um homem enviado por Deus. O seu nome era João. Ele veio como testemunha para dar testemunho da luz, afim de que todos cressem por meio dele...."

              Lucas é o único que conta o nascimento de João e diz que nele duas coisas extraordinárias aconteceram: a mãe, velha e estéril, deu a luz. O pai, mudo, falou... Através do nascimento de João, Deus anuncia que pode tornar fecundos os úteros estéreis e pode tornar capaz de profecia a boca dos mudos. O nascimento de João não é somente nascimento de uma pessoa, mas é como o nascimento de um projeto: um projeto divino de transformar a realidade desse mundo e unir o céu e a terra. O próprio nome que o pai fez questão de sublinhar significa "Deus dá a graça". 

               Na pessoa de João Batista, se sintetizam todas as vocações cristãs: João é de uma família sacerdotal, João é profeta, João é contemplativo, João é um militante político. João é precursor de Jesus, mas é também testemunha e amigo do Esposo. 

                   Ao celebrar o nascimento de João, deixemo-nos tocar pela novidade do reino e renovemos em nós mesmos o apelo de Deus para fazer de nós profetas como João e que saibamos unir essas duas dimensões profundas da missão: a luta pela transformação do mundo e a alegria de sermos amigos do Esposo Divino.  

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações