Existem sonhos que são fantasias próprias de quem está dormindo. E existem sonhos que têm como função impulsionar nossas energias para construir um mundo novo. O Mosteiro dos Bens Comuns em Sesano, perto de Verona, nos estimula a sonhar assim: acordados e organizados. É uma velha construção do século XI, estilo românico muito simples, todo de pedra e no meio das colinas que circundam a cidade de Verona (a uns 11 km da cidade).
Antigamente era um pequeno mosteiro beneditino. Depois passou a outros religiosos e atualmente a Congregação dos Estigmatinos colocou ali uma pequena comunidade para acolher as pessoas e juntos sonhar um novo mundo possível. Há vários anos, essa casa se tornou "O Mosteiro dos Bens Comuns", projeto de Riccardo Petrella, fundador do Grupo de Lisboa, sociólogos e economistas que lideram uma pesquisa para tornar direitos de toda a humanidade, a água, a terra, o ar, a educação e a saúde...
Hoje, depois de 20 dias de internação em um hospital público de Verona, deram-me alta e saí ainda de muleta e com alguma dor na perna (fraturei o fêmur), mas já em processo de recuperação. Escolhi vir para cá, passar com esses irmãos três dias, antes de poder viajar de volta ao Brasil, na próxima segunda-feira. Quantos mosteiros assim precisaríamos no mundo inteiro. Como digo em um texto que escrevi nesses dias: cenáculos de resistência e de esperança.