Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Para tornar novo este ano novo

Para tornar novo este ano novo

                  O ano novo é data simbólica. Para entrar no ano novo, comunidades tradicionais têm costumes diversos. Em alguns países se costumam abrir e comer ostras, como se isso significasse abrir a concha do tempo e sorver a vida nova que se deseja. Outros comem doze uvas para expressar o desejo de saborear a aliança como vinho novo de cada mês do ano. Algumas tribos de povos originários queimam toda roupa usada. Em outras culturas, as pessoas começam o ano novo entrando nuas no mar ou no rio, para receber no corpo a energia de uma vida renovada.  Aí vão algumas dicas que lhe podem ser úteis para esta mudança de ano. Leia essas sugestões e veja se gosta: 

1 – Recapitule com calma os compromissos realizados, as viagens, relacionamentos, esperanças e desejos que você viveu neste ano. Retome seus risos e suas lágrimas, suas alegrias e tristezas. Perceba quais elementos significam conquistas ou ganhos interiores e também recorde as desilusões e aquilo que você poderia chamar de perdas. 

2. Do mesmo modo que fez com as atividades do dia a dia, seria possível recapitular o livro das suas noites? Neste ano que passou, você foi visitado por algum sonho recorrente que de vez em quando se repete? Qual o seu sonho mais representativo? 

3. Busque as convergências e sincronicidades das duas leituras, do Dia e da Noite. Extraia um propósito desta reflexão: disso que você lembrou, procure perceber o antigo que precisa ser superado e o que está surgindo que precisa ser cultivado no jardim do Sentido... 

4. Neste ano que passou, quanto tempo ou que densidade de tempo e espaço você deu aos outros e ao sonho coletivo de transformar esse mundo e instaurar nesta vida o bem-viver e a Paz. Como você tem conseguido ou não casar esse mundo da interioridade e esse anseio da libertação eco-social e política?  

 5. Agora, reserve um tempo generoso para um exercício de imaginação que anteceda a celebração da passagem para o Novo Ano. Mesmo se você for passar o ano novo em uma ceia, festejando com parentes ou amigos/as, antes de ir para a festa, tome um tempo só com você. No silêncio do coração, procure nomear as pessoas e seres com quem, espiritualmente, você deseja estar em comunhão nesta entrada do ano novo. Chame pelo nome as pessoas que lhe são mais queridas e que não estão ao seu lado nesta noite, como também as que já estão na outra dimensão da vida. Invoque seus ancestrais para lhe acompanharem nesta passagem de ano. 

Vá, então, para a festa com parentes e/ou amigos/as. E quando iniciar a contagem regressiva para a meia-noite,  que você tenha nos lábios um Canto Novo - nada a ver com a normose de 'muito dinheiro no bolso, saúde para dar e vender', claro. Ofereça o ramalhete de luzes e de sombras de 2021 e faça seus votos de amor, confiança e entrega para que as energias deste ano novo façam de você um ser humano novo!

Que o Deus da Paz, fonte de todo o Amor e luz da vida o/a abençoe. Feliz Ano Novo!  Seu irmão Marcelo 

Partilho com vocês os votos que recebi no ano passado: 

Conselho de Maria Sabina, indígena mexicana:

“Cure-se com a luz do sol e os raios da lua. 

Com o som do rio e da cachoeira. 

Com o balanço do mar e o agitar dos pássaros.  

Cure-se com hortelã, com eucalipto. 

Adoça-se com alfazema, alecrim e camomila.

Abrace-se com o grão de cacau e um toque de canela.

Ponha amor no chá em vez de açúcar e beba olhando as estrelas. 

Cure-se com os beijos que o vento te dá e com os abraços da chuva.  Fortaleça-se com os pés descalços no chão e com tudo que daí nasce.

Fique mais esperto a cada dia ouvindo sua intuição, olhando para o mundo com o olho da testa.

Pule, dance, cante, para que você viva mais feliz.  Cure-se, com lindo amor, e lembre-se sempre ... você é o remédio. " Feliz Ano Novo!✨

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações