Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Páscoa subversiva nos desertos da vida

Páscoa subversiva nos novos desertos da vida

             De três em três anos, (ano B), do 17º ao 21º domingo comum do ano, o lecionário interrompe a leitura contínua do evangelho de Marcos e nos faz ouvir o capítulo 6 do evangelho de João. Neste XVII domingo, o texto escolhido é João 6, 1- 15 e conta a cena que, na tradição cristã, é conhecida como “multiplicação dos pães”. 

É no final do primeiro século que a comunidade de João escreve o quarto evangelho como testemunho sobre Jesus. Organiza a sua narração a partir de várias festas que se celebravam no templo de Jerusalém, há décadas tinha sido destruído pelos romanos. No entanto, ainda no final do século, mesmo em meio à comunidade dos/das discípulos/as de Jesus, ainda havia cristãos e cristãs judaizantes, isso é, que, mesmo sendo discípulos/as de Jesus, mantinham aquela espiritualidade cultual e formal do templo. 

O texto lido hoje começa dizendo “Estava próxima a Páscoa, festa dos judaizantes”. No evangelho de João, é a segunda referência à festa da Páscoa no templo. Em Jo 2, 13 ss, pela primeira vez como adulto, Jesus vai a Jerusalém e cria um verdadeiro reboliço no ambiente sagrado. Expulsa vendedores de animais para os sacrifícios e profetiza que o templo será destruído. Dessa vez, no lugar de agir como todo judeu piedoso e ir a Jerusalém para a festa, Jesus atravessa o mar e vai com a multidão para o outro lado do lago que o quarto evangelho chama de Tiberíades, ou seja, do império romano (Tibério era o imperador). 

Para Jesus, quando se reduz a um rito no templo, a antiga festa que até hoje o Judaísmo chama “a festa da nossa liberdade”, se torna Páscoa dos judaizantes, isso é, dos chefes do Judaísmo do templo. É a Páscoa da religião que legitima o sistema social e político. Não é mais a Páscoa do Senhor. 

Jesus só tem uma saída: refazer, ao menos, simbolicamente, o gesto de Deus alimentar o povo no deserto. Ele faz isso como sinal para indicar que a Páscoa de Deus ocorre sempre nos desertos da vida e com o povo, em caminho à terra prometida. O pano de fundo dessa cena da partilha dos pães no deserto é o episódio do maná do deserto. 

Como os hebreus, Jesus também atravessa o mar com o povo e também vai ao deserto. No meio do deserto, sobe o monte ao encontro de Deus. Para o evangelho, não importa se, historicamente, o lago de Genesaré está a mais 200 metros abaixo do nível do mar e do lado leste não há nenhuma monte próximo. O importante é mostrar Jesus na montanha como Moisés no Sinai. Só que diferentemente de Moisés, Jesus não desce da montanha propondo uma lei. Nem espera o povo reclamar da fome para pedir a Deus o maná do deserto. Jesus coloca o alimento em primeiro lugar e provoca os discípulos para providenciarem comida para o povo. 

A comunidade de João era toda ministerial. Nos seus 20 capítulos originais, o evangelho, nunca chama ninguém de apóstolo. Quando fala dos discípulos quase sempre o faz no coletivo. Essa narração é das pouquíssimas nas quais se refere a dois nomes concretos: Filipe e André. São discípulos de nome e cultura estrangeira, isso é mais abertos ao povo do outro lado do lago. E o discipulado deles consiste em providenciar comida para o povo. Um deles pensa em comprar, mas Jesus mostra que a solução não é comprar e sim repartir. E aí o milagre é ter aparecido o rapazinho que tinha consigo dois pães de cevada, o pão acessível aos mais pobres (não era de trigo) e dois peixes, provavelmente secos (estavam no deserto). 

Quando hoje penso nas juventudes e adolescentes que estão se organizando por vacina no braço e comida na mesa, penso nesse menino ou rapazinho que o evangelho disse que pôs à disposição de Jesus os cinco pães e dois peixes. (Uma tradição francesa retomada no Maranhão diz que esse adolescente era São Marçal, do qual historicamente, ninguém sabe nada). 

Em todo o evangelho de João, é a única vez na qual se diz que Jesus fez eucaristia (usa o verbo em grego: dar graças). Quando conta a última ceia, o quarto evangelho não utiliza esse termo e substitui o relato da instituição da ceia pelo lava-pés. Talvez o evangelho queira se distanciar de um ritualismo litúrgico que mesmo na Igreja do final do primeiro século ainda reproduz o mesmo espírito dos cultos do templo judaico ou da religião imperial romana. O certo é que, de acordo com esse texto: “Jesus tomou os pães, pronunciou a eucaristia (deu graças), distribuiu os pães aos que estavam sentados, tanto quanto eles e elas queriam” (Jo 6, 11). 

É sempre bom nos questionarmos se as eucaristias que celebramos têm esse teor e essa preocupação da partilha! O evangelho de João só reconhece como Páscoa aquela que ajudar o povo faminto a se fortalecer na sua caminhada libertadora. Para nós, algo como a Campanha da Fraternidade Ecumênica não é acidental. Não pode ser cereja posta no bolo da Quaresma e da Páscoa. A CFE não é algo que pode ou não pode acontecer. São ações de solidariedade como a CFE que dão a nossas celebrações sua veracidade evangélica e pascal. Que pena que, no decorrer dos tempos, a celebração da ceia de Jesus perdeu o seu caráter de refeição e se tornou culto sacrificial. 

É preciso novamente hoje fazer como Jesus: no lugar de ir à Páscoa do templo, fazer Páscoa no deserto, com a multidão de pessoas excluídas ou ignoradas (na prática, deserdadas) pela sociedade dominante, mas também por muitos pastores e grupos de Igreja, esses que agora preparam para, logo que for possível, depois do intervalo desse papa diferente, retomarem a volta à grande disciplina e à idolatria da “Páscoa dos Judaizantes de hoje”. 

Na América Latina e Caribe, essa Páscoa no deserto é lembrada pela geração de jovens que em Cuba nos anos 1950 deram a vida para que o povo seja livre e fizeram de Cuba o primeiro território livre das Américas, como diz o cartaz no aeroporto para todos e todas que ali chegam. Toda a América Latina espera que nossas Igrejas escolham se vão continuar com a Páscoa dos Judaizantes vendidos ao império ou se ousamos celebrar juntos a Páscoa da partilha no deserto do mundo atual. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações