Blog Aqui vamos conversar, refletir e de certa forma conviver.

Pérola nasceu

“O reinado divino é comparado com alguém que busca pérolas. De repente, encontra uma de grande valor. Vai, vende tudo o que tem e assim pode comprar a pérola preciosa que havia descoberto” (Evangelho de Mateus 13, 45- 46). 

               Querida sobrinha Pérola, 

               Hoje você nasceu como uma verdadeira preciosidade, tesouro de vida e sinal profético de que a vida tem sentido, o amor vale a pena e podemos sempre descobrir um rumo para a humanidade meio perdida. 

Comumente, diferentemente de diamantes, as pérolas são descobertas dentro de conchas e ostras no fundo do mar. E nas antigas culturas da humanidade, a pérola surgia quando do céu uma gota de orvalho cai em uma concha aberta e essa gota reflete a luz da lua cheia. Assim a pérola junta no seu ser o segredo do mar, da terra e da lua. E os antigos acreditavam que a pérola é remédio e instrumento terapêutico para curar a melancolia, a depressão e os males que ocorrem quando o ser humano se acorrenta em si mesmo e faz do seu próprio eu a bússola única para o seu caminho na vida. 

Você, Pérola, nasceu assim de um útero cheio de amor feito por seus pais, Camila e Marcelo, mas vai descobrir logo, logo, que toda a nossa família é uma concha aberta de amor que permite as pérolas nascerem das gotas de orvalho que caem nas noites de lua. Sua avó Penha é assim, toda feita de amor e seus avós maternos também. E por falar em lua, justamente, você nasceu nesses dias da grande lua da Páscoa, a primeira lua cheia da primavera (no hemisfério norte). E esse luar bonito e misterioso é sinal de um encantamento de amor que vai sempre lhe cobrir como manto  a lhe proteger de todas as desventuras da vida. 

Pérola é o mesmo nome de sua avó materna: Margarida. (Em latim, pérola é margarita). E ela do céu está abençoando-a, como uma madrinha que a guiará como luz em toda a sua vida. 

No mundo em que vivemos, pérola é uma riqueza rara e cobiçada. Nós da sua família acreditamos que a riqueza é para ser partilhada e vivida em comum. Mesmo se cada um/uma vive em lugares diferentes e de formas diversas, você poderá contar com essa comunidade de vida e de amor. Entre nós, vários são discípulos/as de Jesus Cristo. Você nasceu quando as Igrejas recordam e atualizam a Páscoa de Jesus para renovar o mundo com amor e com a graça da ressurreição permanente que Jesus veio trazer. O que nesse dia do seu nascimento posso lhe prometer é que eu farei tudo o que eu puder, todos os dias que me restam de vida, até o último suspiro que eu tiver para oferecer a você e à sua geração um mundo mais humano e mais justo para se viver. Esse é o compromisso de minha fé pascal. E sei que, ao menos alguns de meus irmãos e irmãs, assim como alguns de meus sobrinhos são sensíveis a isso e vão querer se juntar nesse mutirão de amor e de comunhão pascal para uma vida renovada. 

Bem-vinda a essa madrugada de Páscoa em uma terra a ser renovada por pessoas que aceitam se renovar sempre. Deus a abençoe e a conduza sempre. 

Receba hoje e sempre o carinho do seu velho tio Marcelo. 

Marcelo Barros

Camaragibe, Pernambuco, Brazil

Sou monge beneditino, chamado a trabalhar pela unidade das Igrejas e das tradições religiosas. Adoro os movimentos populares e especialmente o MST. Gosto de escrever e de me comunicar.

Informações